Criado por Joe Shuster e Jerry Siegel, ambos judeus, Superman teve sua primeira aparição em 1938. Desde então virou um ícone de sucesso em todo mundo e um herói muito querido por todos. Mas é claro que não dá para negar que sua história tem uma grande semelhança com uma outra que nós conhecemos muito bem
Jor-el ao enviar seu filho à Terra, o livrando da catástrofe de seu planeta natal diz: "Tudo o que sou, tudo o que sei eu transmito a você, meu filho. E o filho se torna o pai e o pai se torna o filho" (Filme Superman 1978). Frase que mostra uma uni personalidade entre pai e filho, bem semelhante ao texto de João 10:30: "Eu e o Pai somos um".
Os pais adotivos de Superman, Martha e Jonathan Kent, representam respectivamente Mary (Maria) e Joseph (José); de fato, o nome original de Martha era Mary e o nome do meio de Jonathan continua Joseph. O nome da família biológica de Superman, El, é uma palavra hebraica para Deus. Da mesma forma que a história de Cristo, Jor-El (tal como Deus) o pai envia o filho para Terra, para ser o protetor da mesma e “para mostrar-lhes o caminho”. Clark, assim como Cristo, viaja sozinho para uma região remota (Clark para o Ártico e Cristo para o deserto) e aos 30 anos de idade ele se torna Superman, a mesma idade que Jesus começou a ministrar.
Dentre a grande variedade de analogias, podemos destacar também a história do novo vilão, o General Zod, que liderou uma revolução para a tomada do poder em Krypton e por causa disso foi exilado, junto com seus seguidores, na Zona Fantasma. Isso lembra algo bíblico ao leitor?
Dessa forma, podemos agora curtir o novo Superman com uma visão ainda melhor, analisando as semelhanças com a história de Cristo. O maior dos heróis dos quadrinhos foi inspirado no maior Herói da história ocidental.
0 comentários:
Postar um comentário